Novos ônibus elétricos entram em operação no DF

Foto: Divulgação/Semob-DF
Foto: Divulgação/Semob-DF

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal deu um passo histórico rumo à modernização e à sustentabilidade do transporte público com a liberação dos primeiros ônibus totalmente elétricos para a operação comercial.

A partir desta quarta-feira, vinte e quatro de junho, doze veículos ecológicos começaram a circular nas vias da capital, representando a vanguarda de uma frota de noventa unidades que haviam sido entregues no mês de maio.

Antes de ganharem as ruas, todos os coletivos passaram por rigorosos processos de cadastro, licenciamento, vistoria técnica, emplacamento e instalação dos validadores do sistema de bilhetagem.

Nesta fase inaugural, os ônibus estão atendendo quatro linhas estratégicas que partem da Rodoviária do Plano Piloto, conectando os passageiros a destinos de alta demanda como a Esplanada dos Ministérios, o Setor de Autarquias Sul, a Rodoferroviária, o Setor Militar Urbano e a Universidade de Brasília, beneficiando diretamente cerca de vinte e cinco mil usuários todos os dias.

A transição energética da frota, operada pela concessionária Piracicabana com veículos importados da China, consolida um marco na agenda ambiental, social e de governança do Governo do Distrito Federal.

Cada unidade é equipada com o que há de mais moderno em conforto e segurança viária, oferecendo ar-condicionado, piso baixo para garantir acessibilidade total a pessoas com mobilidade reduzida e um sistema integrado de câmeras de monitoramento.

Além do conforto físico, a operação destaca-se pela ausência de ruídos do motor, contribuindo drasticamente para a redução da poluição sonora nos centros urbanos.

Do ponto de vista ambiental, o impacto é monumental: com emissão zero de gases poluentes, a operação conjunta desses veículos tem a capacidade de evitar o lançamento de seiscentas e quinze toneladas de gás carbônico na atmosfera todos os meses, um benefício ecológico equivalente ao plantio de mais de cento e vinte mil árvores por ano.

A liberação do restante da frota ocorrerá de forma progressiva pela gestão de mobilidade, com a meta de atender cerca de setenta mil passageiros diários em um futuro próximo.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.