Desde 2019, foram investidos R$ 6,5 milhões em serviços de manutenção dessas estruturas. O trabalho é planejado e inclui vistorias periódicas realizadas por equipes técnicas. Na Estrutural, as obras de renovação das passarelas localizadas no km 8 e no km 10 da Estrada Parque Ceilândia (EPCL) foram concluídas, fruto de um investimento de R$ 461 mil. As ações incluíram reforço estrutural, substituição de bases metálicas, troca de guarda-corpos e renovação dos pisos.
A cidade da Estrutural abriga cerca de 55 mil habitantes que dependem das passarelas para o deslocamento diário. As estruturas garantem acesso seguro às paradas de ônibus e à nova UPA da região. As obras contribuem para a mobilidade urbana, somando-se aos 14 quilômetros de ciclovias e calçadas que conectam a cidade a outras regiões.

Mais 12 estruturas estão previstas para atender a população do DF. Nove delas estão em fase de construção: a Passarela Jardins Mangueiral (DF-463), Passarela da Novacap (EPIA), Passarela Casa Park (EPIA), Passarela do Balão do Periquito (DF-001), Passarela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075), e mais quatro construções no Complexo Viário Saída Leste.
Já em fase de estudo, há três estruturas adicionais: Passarela do DVO (BR-020), Passarela Vereda Grande (DF-075), e a Passarela Condomínio Recanto do Sossego (BR-020). As equipes do DER-DF percorrem diariamente as vias para identificar pontos que necessitam de intervenção, garantindo que as ações corretivas sejam executadas.




