fbpx
Pesquisar
Close this search box.

MULTAS POR USO DE CELULAR AUMENTAM 16% EM 2018

MULTAS%2BPOR%2BUSO%2BDE%2BCELULAR%2BAUMENTAM%2B16%2525%2BEM%2B2018%2B2.jpg
DFMOBILIDADE

A quantidade de multas efetuadas a motoristas flagrados ao celular subiu 16% no ano passado em relação a 2017. Os dados, apresentados pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran/PMDF), mostram a comparação mês a mês das infrações registradas pela fiscalização. O mês de agosto de 2018 destacou-se por ter sido aquele com mais multas aplicadas (6.339) em comparação aos 24 meses considerados.

O levantamento mais recente do comando mostra, ainda, os índices referentes às infrações registradas no mês passado. Foram 4.895 multas, 38,7% a mais do que em 2018, além de uma taxa 143,6% maior do que em 2017. 

As multas foram aplicadas de duas formas: abordagens diretas dos motoristas e nos casos em que os policiais flagraram condutores usando o celular e anotaram as placas dos veículos.
DFMOBILIDADE


Segundo o comandante do CPTran, coronel Alexandre de Souza, o aumento na quantidade de motoristas multados decorreu de uma trabalho de policiamento reforçado. “Intensificamos muito a fiscalização de atos que podem levar à morte: uso de celular, falta do cinto de segurança, (verificação de) alcoolemia e transporte pirata”, detalhou.

O artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabelece que dirigir usando fones de ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular corresponde a infração média cuja penalidade pode resultar em multa. A classificação pode subir para gravíssima, caso o condutor esteja segurando ou manuseando o aparelho.
























Fonte: Correio

Comentários