fbpx
Pesquisar
Close this search box.

MINISTRO DO STF ENCONTRA TEMPO PARA CRITICAR POST DE BOLSONARO

brasil-stf-celso-de-mello-dfmobilidade.jpg
foto:internet

Atrevimento de Bolsonaro “parece não encontrar limites”, diz Celso de Mello, que deixará o STF em 2020,  sobre vídeo de hienas.

Em 1989, Celso de Mello foi indicado por Sarney para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A indicação foi aprovada no dia 6 de junho pelo Senado Federal com 47 votos favoráveis e 3 contrários, e Mello tomou posse em 17 de agosto.

Em nota divulgada à imprensa na noite desta segunda-feira (29/10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello respondeu a um post do presidente Jair Bolsonaro. No vídeo postado pelo líder do Executivo, um grupo de hienas atacam um leão, sendo que existem indicações em forma de legendas de que o leão representa Bolsonaro e as hienas diversas instituições brasileiras, entre elas o STF. Posteriormente o vídeo foi apagado.

Leia a íntegra da Nota

A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no ‘Twitter’, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara,ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma ‘hiena’ culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.

Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.

É imperioso que o Senhor Presidente da República – que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso País absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados – saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.

Comentários