O marqueteiro da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, Sidônio Palmeira, participou de uma reunião na Esplanada dos Ministérios como conselheiro. Ele participou de pelo menos dois encontros com o Executivo. O último deles nesta quarta-feira, 3, no Palácio da Alvorada.
Embora não tenha cargo no governo, Palmeira esteve em Brasília para discutir estratégias de comunicação dos órgãos do Executivo. O encontro ocorreu depois de pesquisas apontarem aumento na desaprovação do governo.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira, o marqueteiro também orientou a equipe da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que passa por uma crise em razão do aumento de casos de dengue no país. Ela também tem sofrido embates com parlamentares no Congresso Nacional.
Na próxima semana, Palmeira deve se reunir novamente com a ministra para debater o que deve ser falado em uma entrevista coletiva. Nísia e Lula devem ir à imprensa para mostrar resultados positivos da pasta e rebater acusações sobre a crise da dengue.
Institutos, como o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), o Quaest Pesquisa e Consultoria, o Datafolha e a Paraná Pesquisas divulgaram levantamentos que mostram queda na aprovação do governo Lula e uma aumento na desaprovação. As pesquisas têm preocupado o governo.
Na semana passada, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, convocou uma reunião com representantes de nove pastas e com executivos da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. O encontro foi comandado pelo marqueteiro e reuniu secretários-executivos e chefes das assessorias de comunicação dos ministérios, mas nem todos compareceram.
Segundo a Folha, Palmeira disse aos ministros que a gestão de Lula é melhor do que a atual percepção revelada nas pesquisas. Esse seria um sinal de que há algo de errado na comunicação do governo.
O marqueteiro teria dito que é comum culpar Pimenta sobre os problemas de comunicação, mas que a culpa seria de todos. A informação foi passada para a Folha por três integrantes do governo que estiveram na reunião.
“Comunicação sem amor, vontade, tesão, sem brilho não vai a lugar nenhum”, disse Palmeira.
Durante a reunião, que durou 1h50, o marqueteiro disse que “um governo sem marca é um governo fraco”.
Palmeira ainda teria falado que os problemas na pasta estariam afetando a saúde de Pimenta. O ministro disse que a fala foi apenas uma brincadeira do marqueteiro.
No encontro, Palmeira disse que as pesquisas são retratos do momento e que o primeiro ano do governo foi para “plantar”. Os resultados positivos vão começar a aparecer a partir de agora, segundo o marqueteiro.
Descrito como pragmático, didático e com capacidade de análise política, Palmeira é formado em engenharia, mas atua como publicitário. Segundo colegas com quem trabalhou, ele teria um perfil conciliador e costuma ouvir antes de tomar uma decisão.
*Com informações da RO