Em 2019, a Semob reorganizou cerca de 390 linhas em todo o DF
Desde maio deste ano, as pessoas que trabalham próximas ao CNPQ e ao Aeroporto de Brasília, foram beneficiadas com a criação da linha de ônibus 102.7 que circula pelo local.
A linha teve ótima aceitação, sobretudo pelos funcionários do CNPQ, que não tinham opção de transporte público. “Foi uma linha que nos beneficiou muito, porque a gente não dispunha de ônibus para chegar até o CNPQ, pois não havia linha direta”, explica o analista de sistemas, Calebe Rocha.
A nova linha oferece oito viagens nos horários de pico pela manhã e à tarde, e o percurso, de cerca de 16 quilômetros, possui duração média de 40 minutos. A linha sai do Terminal da Asa Sul, onde faz integração com o Metrô e vai até o Aeroporto. No retorno, passa pela Avenida Dom Bosco e depois no Setor Policial.
“Esse ônibus ajuda muito a gente na questão de horário, não só na ida, mas também na volta. Antes, a gente tinha que pegar até três ônibus para voltar, porque não tinha uma linha para a estação do Metrô”, explicou Calebe.
De acordo com o analista de sistemas, com a linha direta, muitas pessoas passaram a deixar o carro em casa e ir para o trabalho de ônibus. “Elas acabam economizando em combustível e ganhando no tempo de viagem, pois não enfrentam congestionamentos no trânsito”.
A Semob já recebeu sugestões para ampliar a quantidade de viagens, porque a demanda na região é crescente. A linha opera com ônibus de 80 lugares e cerca de 340 passageiros utilizam a 102.7 diariamente.
Moradora de Samambaia, a estagiária Daniele Borges de Souza utilizava uma das linhas que vão para o Lago Sul e passam pelo Aeroporto. Para chegar ao trabalho no CNPQ, enfrentava uma viagem demorada e às vezes se atrasava. “Agora eu venho de Metrô até o Terminal da Asa Sul e daqui eu vou de ônibus. A viagem é bem mais tranquila, eu ganho cerca de meia hora e consigo chegar antes do meu horário no trabalho”.
A 102.7 tem percurso semelhante ao da linha 102.6, que oferece 40 viagens de segunda a sábado e 31 aos domingos, em percurso de ida e volta entre o Terminal da Asa Sul e o Aeroporto. A tarifa é a mesma (R$2,50) com possibilidade de integração com o Metrô. São cerca de 1.500 passageiros por dia nas duas linhas. Nas viagens de ida, é comum ver usuários embarcar em qualquer uma delas.
Sabrina Tavares mora em Águas Claras e trabalha numa concessionária de veículos próxima ao Aeroporto. Ela conta que antes pegava dois ônibus para chegar ao trabalho. “Eu perdia tempo esperando ônibus e a viagem era bem mais demorada. Hoje eu venho de Metrô e em 15 minutos chego aqui no Terminal. O ônibus sai na hora certa daqui e com mais 15 minutos eu chego no trabalho. Mas a maior dificuldade era a volta, porque não tinha ônibus. Com essas linhas circulares, ficou tudo mais fácil”.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade tem trabalhado muito para atender a demanda da população do Distrito Federal. Em 2019, a pasta otimizou e ampliou cerca de 390 linhas de ônibus. A reorganização das linhas, em diversas regiões administrativas, aumentou a oferta de ônibus e reduziu o tempo de viagens, levando transporte público a lugares que antes não contavam com o benefício.