NBC anuncia a morte de Kim Jong-Un, ditador da Coréia do Norte, após procedimento cardiovascular. Mais cedo, emissoras americanas divulgaram que estado de saúde do norte-coreano era grave. Informações ainda não foram confirmadas por autoridades coreanas.
A rede americana NBC informou a poucos minutos a morte do ditador norte-coreano Kim Jong-Un.Reunir informações da Coreia do Norte é notoriamente difícil — um dos alvos mais desafiadores da inteligência americana.
A Coreia do Norte controla rigidamente qualquer informação em torno de seu líder, que é tratado quase como uma divindade dentro do país. Suas ausências na mídia oficial do estado frequentemente provocam especulações e rumores sobre sua saúde. A Coreia do Norte não tem imprensa livre e costuma ser um buraco negro no que diz respeito à liderança do país.
O procedimento cirúrgico a que foi submetido teria contecido no hospital de Hyangsan, a 12 de abril, com o líder político do país, de 36 anos, a receber tratamento médico desde então no resort de Mount Kumgang.
O site Daily NK explica que a sua irmã, Kim Yo-jong, está interinamente substituindo o político na ausência de Kim Jong-un.
A Coreia do Norte é dos poucos países em que não se conhece a realidade de infecções por novo coronavírus, pois o regime ditatorial nega reiteradamente ter registro de casos.