Após mais de 70 dias suspensos, cultos, missas e demais rituais de credo ou religião serão retomados nesta quarta-feira (03/06) no Distrito Federal.
Os templos precisam cumprir normas de funcionamento para evitar o contágio do novo coronavírus e também orientar os devotos sobre o assunto.
As atividades religiosas deverão ser realizadas, preferencialmente, em locais com capacidade para mais de 200 pessoas. Além disso, as congregações deverão disponibilizar aos fiéis produtos para higienização de mãos e calçados. As lideranças religiosas também devem garantir o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra.
O uso de máscara será obrigatório e idosos com idade superior a 60 anos e crianças com menos de 12 anos não poderão participar das celebrações, assim como integrantes do grupo de risco. Outra regra é a aferição da temperatura dos fiéis na entrada dos estabelecimentos religiosos.
Os parques do Distrito Federal voltam a receber público. A proibição foi até ontem.
Autorizados a funcionar pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), por meio de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) de sábado (leia Regras), os parques funcionarão com adaptações para evitar a disseminação da covid-19. O Correio percorreu, ontem, diferentes regiões administrativas para observar o comportamento das pessoas às vésperas da flexibilização.
Fiscalização
De acordo com o decreto que autoriza a reabertura, a fiscalização será de responsabilidade da Secretaria de Esportes do Distrito Federal, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e das respectivas administrações dos parques. De acordo com a determinação, parques sob a gestão do Ibram e o Parque da Cidade devem funcionar das 6h às 21h, com a proibição de qualquer tipo de comércio, inclusive, de ambulantes. Os equipamentos de musculação e os setores de áreas coletivas são proibidos, além do uso de banheiros e bebedouros.
Em entrevista ao Correio Braziliense na segunda-feira, a secretária de Esportes e Lazer do DF, Celina Leão, falou sobre a reabertura dos parques. “Nós não vamos abri-los de qualquer forma, seguiremos protocolos.
-
Regras
» Horário: das 6h às 21h» É proibido qualquer tipo de comércio dentro dos parques, inclusive, ambulantes» Todos os equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas devem ser bloqueados» Banheiros e bebedouros devem ser interditados» É proibido acampamento nas dependências» O uso de máscara de proteção facial é obrigatório para todos os frequentadores» No Parque da Cidade, o trânsito de veículos está proibido, exceto para deslocamento até os estacionamentos 4 e 5, devendo-se converter as vias internas em pista para pedestres e ciclistas, sob organização e supervisão do Detran» Responsáveis pela fiscalização: Secretaria de Esportes e Lazer, lbram e as administrações dos parques -
Abrem a partir de hoje
1. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek2. Parque Ecológico do Paranoá3. Parque Recreativo do Gama (Prainha)4. Parque Ecológico do Gama5. Parque Ecológico Sucupira (Planaltina)6. Parque Ecológico do Lago Norte7. Parque Ecológico da Asa Sul8. Parque Ecológico Olhos D`água9. Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará)10. Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)11. Parque Ecológico de Águas Claras12. Parque Ecológico do Riacho Fundo13. Parque Ecológico do Areal (Arniqueira)14. Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)15. Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)16. Parque Ecológico 3 Meninas (Samambaia)17. Parque Ecológico do Tororó18. Parque Ecológico das Copaíbas (Lago Sul)