Com sucateamento e falta de gestão agressiva no tema mobilidade o governo do Distrito federal perdeu a oportunidade de realizar dezenas de projetos inclusivos a mobilidade. Com pouco ou nenhum diálogo o atual governo perde em popularidade enquanto isso o candidato MDB, Ibaneis Rocha alimenta a esperança de novos dias para a Mobilidade no DF.
O DFMobilidade visitou o plano de governo de Ibaneis Rocha e disponibiliza abaixo para aquele que o maior interessado na solução de problemas; o cidadão.
SUBSISTEMA MOBILIDADE
MAIS TEMPO PARA FAMÍLIA, TRABALHO E LAZER
MAIS TEMPO PARA FAMÍLIA, TRABALHO E LAZER
A mobilidade urbana, tal como previsto no Plano Diretor de Transportes Urbanos – PDTU
(Lei Distrital no 4.566, de 4 de maio de 2011), será tratada a partir do conceito de sistema
de transporte inteligente (STI). Trata-se de uma tecnologia que incorpora a noção de
“Gestão Inteligente” e busca fornecer serviços inovadores relacionados a diferentes
modos de transporte e gerenciamento de tráfego. Com a adoção deste sistema, os
usuários poderão receber serviços que satisfaçam plenamente as suas necessidades.
(Lei Distrital no 4.566, de 4 de maio de 2011), será tratada a partir do conceito de sistema
de transporte inteligente (STI). Trata-se de uma tecnologia que incorpora a noção de
“Gestão Inteligente” e busca fornecer serviços inovadores relacionados a diferentes
modos de transporte e gerenciamento de tráfego. Com a adoção deste sistema, os
usuários poderão receber serviços que satisfaçam plenamente as suas necessidades.
Modais de Transporte
- Estudar a viabilidade de se criar uma Agência de Mobilidade com a
finalidade de integrar vias, modais e sistemas operacionais no DF; - Promover a revisão do PDTU, incluindo a definição e reserva de faixas de
domínio tanto para a expansão do sistema rodoviário, quando para a
expansão de vias de transporte sobre trilhos e submetê-la à aprovação da
CLDF ainda em 2019, cumprindo o prazo legal; - Executar as manutenções e ampliar a malha rodoviária e demais localidades
pavimentadas, sem comprometer a mobilidade urbana;
implementar e ampliar as ações de mobilidade previstas no PDTU,
priorizando o transporte público coletivo; - Melhorar a qualidade do serviço do Metrô-DF com a ampliação da
quantidade de trens em circulação, por meio de modernização nos sistemas
de energia, sinalização e controle; - Duplicar a estrada para Brazlândia, para melhorar o fluxo de veículos e a
segurança do cidadão; - Executar a obra do túnel de Taguatinga para melhorar o fluxo de veículos e
a segurança do cidadão; - Concluir a EPTG e melhorar a infraestrutura do Pistão Sul para melhorar o
fluxo de veículos e a segurança do cidadão; - concluir as obras inacabadas, executar novas obras de viadutos e pontes,
principalmente nos pontos de engarrafamento, tudo para melhorar o fluxo
de veículos e a segurança do cidadão.
Transporte Público Conectado:
Aprimorar o Bilhete Único, ampliando a integração dos sistemas de
bilhetagem entre os diversos modais de transporte e facilitar a recarga dos
cartões pelo usuário via internet e em totens localizados em áreas públicas
de grande circulação de pessoas;
instituir mecanismos de incentivo para priorizar o uso dos bolsões de
estacionamento próximos a estações do metrô, estimulando o uso de
transporte público coletivo;
criar mais bolsões de estacionamentos em locais estratégicos, próximos ao
Plano Piloto, para incentivar o uso de transporte público coletivo (ônibus e
metrô) e transporte individual (bicicletas).
bilhetagem entre os diversos modais de transporte e facilitar a recarga dos
cartões pelo usuário via internet e em totens localizados em áreas públicas
de grande circulação de pessoas;
instituir mecanismos de incentivo para priorizar o uso dos bolsões de
estacionamento próximos a estações do metrô, estimulando o uso de
transporte público coletivo;
criar mais bolsões de estacionamentos em locais estratégicos, próximos ao
Plano Piloto, para incentivar o uso de transporte público coletivo (ônibus e
metrô) e transporte individual (bicicletas).
Pesquisa de Origem e Destino
Aumentar a frota de ônibus colocada à disposição da população, inclusive
com WIFI e ar-condicionado;
garantir a criação de novos itinerários, que interligue a área rural à área
urbanizada do DF e Região Metropolitana de Brasília;
informar a população sobre os horários do transporte público, permitindo a
fiscalização popular, inclusive mediante aplicativos para smartphones.
com WIFI e ar-condicionado;
garantir a criação de novos itinerários, que interligue a área rural à área
urbanizada do DF e Região Metropolitana de Brasília;
informar a população sobre os horários do transporte público, permitindo a
fiscalização popular, inclusive mediante aplicativos para smartphones.
Transporte Individual:
Conceber e implementar o Programa de Utilização de Serviço de Transporte
Individual do Governo do Distrito Federal, a exemplo do TaxiGOV utilizado
pelo Governo Federal, diminuindo os custos com a frota própria
(manutenção, combustível e horas extras);
oferecer uma linha de crédito no BRB de mobilidade urbana individual, para
facilitar a aquisição de novos veículos a microempreendedores (motoristas
de aplicativos);
instituir a Política Distrital de Incentivo à produção e comercialização de
carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio.
Individual do Governo do Distrito Federal, a exemplo do TaxiGOV utilizado
pelo Governo Federal, diminuindo os custos com a frota própria
(manutenção, combustível e horas extras);
oferecer uma linha de crédito no BRB de mobilidade urbana individual, para
facilitar a aquisição de novos veículos a microempreendedores (motoristas
de aplicativos);
instituir a Política Distrital de Incentivo à produção e comercialização de
carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio.