O Distrito Federal tem cerca de 400 quilômetros de ciclovias
O evento é realizado pela Record Brasília, com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio do DER, Detran, Secretaria de Esportes e o Banco de Brasília. No percurso de nove quilômetros, muita animação, música e a companhia da bicicleta trenzinho da Apae-DF. No carro de som, orientações sobre a importância da faixa de pedestres e respeito no trânsito.
O Distrito Federal tem cerca de 400 quilômetros de ciclovias. Para o governador Ibaneis Rocha é importante esse alerta, do respeito ao ciclista no trânsito, vide o frequente e crescente uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. “Esse evento é um dos mais significativos do DF, que ocorre exatamente no mês do Maio Amarelo. E esse é o significado: a vida é o mais importante no trânsito. Esse evento da Rede Record que reúne homens, mulheres, famílias e pessoas das mais diversas classes sociais é o exemplo de que a união no trânsito é que vai trazer tranquilidade para todos nós. Estou muito feliz de participar e tenho certeza que terá um grande significado para todo o DF”.
O chefe do Executivo disse ainda que o governo está atento para ampliação dos programas de ciclovias e de mobilidade. “Um dos nossos principais projetos é a questão da mobilidade urbana para trazer paz e tranquilidade no trânsito e alternativas de locomoção que poluam menos e que deem mais prazer de andar nas ruas do Distrito Federal. O GDF está à disposição da população para tudo aquilo que for de inovador”.
Para o secretário de Esportes do DF, Leandro Cruz, que também pedalou os nove km de percurso, a bicicleta não só é um importante meio de mobilidade e transporte mas, acima de tudo, de saúde. “Você se locomove, vai para o trabalho, escola ou universidade e ao mesmo tempo cuida de sua saúde”.
O diretor-geral da Record Brasília, Luciano Ribeiro, ressalta que o evento une as pessoas em torno de um objetivo comum que é a melhoria e a conscientização no trânsito. “A emissora de televisão tem uma responsabilidade social com o telespectador, por isso queremos estimular o uso da bicicleta e a prática de esportes”.
O grafiteiro Francisco das Chagas, 46 anos, participou pela primeira vez do Bora de Bike. A inspiração, segundo ele, é acabar com o sedentarismo. “É uma excelente iniciativa e incentiva as pessoas a usarem mais a bicicleta”.
Galeria de Fotos: