Para reduzir os impactos das chuvas na vida de quem mora em áreas rurais, o GDF Presente Polo Sudoeste e a Administração Regional do Jardim Botânico promoveram uma força-tarefa de manutenção. A ação focou em vias não pavimentadas dos núcleos da região. Na última semana, foram aplicadas 30 toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC), doadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no Núcleo Tororó.
Antes do Tororó, as equipes fizeram manutenções durante o período de estiagem em outros nove núcleos. As ações ocorreram em Barreiros I, Barreiros II, Mansões Fazendária, Itaipu, São Gabriel, João Cândido, Nova Betânia e Altiplano Leste. Ao todo, foram utilizadas aproximadamente 110 toneladas de RCC.
O material de RCC doado pelo SLU é reaproveitado em diversas obras de infraestrutura, como a recuperação de estradas rurais. A prática integra a política de gestão de resíduos do DF, fortalecendo a economia circular e a sustentabilidade ambiental.
Um cronograma existe para que todos esses locais recebam manutenções novamente após o período chuvoso. Há também um monitoramento constante nas áreas para garantir que estejam sempre transitáveis. Esse é um trabalho conjunto que envolve vários órgãos, como a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
A ação é importante também para o transporte público escolar, através do programa Caminho da Escola. A iniciativa busca beneficiar toda a população e garantir que o direito de ir e vir seja o mais viável possível, tanto nas áreas urbanas quanto na zona rural.




