Fim da greve: rodoviários da Marechal recebem pagamentos e operação de ônibus volta a normalizar no Distrito Federal

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A manhã desta segunda-feira começou com apreensão e pontos de ônibus lotados para milhares de passageiros do Distrito Federal, que foram surpreendidos por uma paralisação relâmpago dos rodoviários da Auto Viação Marechal.

A greve, que teve início nas primeiras horas do dia, por volta das 4h da manhã, impactou diretamente a rotina de trabalhadores e estudantes que dependem das linhas da chamada Bacia 4, prejudicando o deslocamento logístico em regiões de grande densidade demográfica como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, Guará II e trechos do Park Way.

A interrupção temporária afetou uma frota de mais de quinhentos coletivos, que são responsáveis por transportar aproximadamente 175 mil passageiros diariamente.

O movimento grevista foi estritamente motivado pelo atraso no pagamento do adiantamento salarial dos funcionários operacionais, gerando um impasse financeiro que travou o sistema de transporte na faixa de maior fluxo matinal.

O cenário de incerteza para a mobilidade urbana só foi contornado por volta das 9h, após a realização de uma assembleia decisiva na garagem principal da empresa, localizada no setor P Sul, em Ceilândia

. Durante o encontro, os trabalhadores confirmaram o recebimento dos valores devidos em suas contas e votaram pelo encerramento imediato do movimento, concordando em retornar aos postos de trabalho.

Em nota oficial de esclarecimento sobre o ocorrido, a direção da concessionária Marechal explicou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal havia realizado o repasse financeiro na sexta-feira, mas o montante só foi efetivamente creditado pelo sistema bancário no sábado.

Como a data coincidiu com o fim de semana, o departamento de recursos humanos da empresa ficou impossibilitado de processar e liquidar a folha de pagamento na mesma data.

Com a compensação e a regularização dos depósitos efetuadas logo nas primeiras horas úteis de segunda-feira, às 6h30, a operação dos coletivos foi desbloqueada.

As frotas já iniciaram o retorno progressivo às ruas para reorganizar as grades logísticas de horários e restabelecer a plena capacidade e fluidez do transporte público ao longo do dia nas regiões administrativas afetadas.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.