O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Internacional, realizado nesta quarta-feira (21), em Davos, na Suíça, que a Europa “não está no caminho certo”.
Após ameaçar países europeus com aumento nas tarifas, Trump exigiu em sua fala negociações imediatas para a aquisição do território da Groenlândia, hoje pertencente à Dinamarca, pelos Estados Unidos.
“Estou buscando negociações imediatas para discutir mais uma vez a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos”, declarou Trump.
O líder norte-americano acrescentou que, apesar do interesse dos Estados Unidos, o país descarta o uso de força para tomar o território. Entretanto Trump afirmou que apenas os EUA tem condições de proteger a Groenlândia de maneira adequada.
Em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia, Trump disse que o presidente russo, Vladmir Putin, está disposto a negociar e quer fazer um acordo pelo fim do conflito.
“Estou lidando com Putin e ele quer fazer um acordo sobre Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, também quer, vou me encontrar com ele hoje. Ao acabar com guerra na Ucrânia, estarei ajudando a Europa e a Otan”, declarou.
Na próxima quinta-feira (22), Trump participará de reunião do Conselho da Paz, onde também deve abordar assuntos de política externa.




