DR ZÉLIO MAIA DIRETOR GERAL DO DETRAN-DF TAMBÉM É PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL DESDE 1999. |
O diretor-geral do Detran do Distrito Federal Dr. Zélio Maia concedeu entrevista, por teleconferência, à Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política – ABBP. A coletiva aconteceu na manhã desta quinta-feira (14).
O impacto no trânsito já foi maior. A redução chegou a 60% nos primeiros quinze dias de quarentena. Isso representou cerca de 1,4 milhões de veículos a menos nas ruas do Distrito Federal. O isolamento iniciou no dia 18 de março.
O DF MOBILIDADE perguntou ao Dr. Zélio qual seria o procedimento de retorno às aulas práticas do Centro de Formação de Condutores (CFC) que respondeu:
“Este é o assunto mais sensível e de maior complexidade. Da perspectiva de prejudicar o mínimo possível o cidadão que não tem nenhuma culpa da pandemia.”
O diretor disse também que está se reunindo com a Diretoria de Atendimento para estudar e preparar o retorno gradual das aulas nos CFC – Centro de Formação de Condutores sem que haja prejuízo ao contribuinte.
O alunos que tiveram suas aulas interrompidas terão atenção especial do órgão do Executivo de maneira que possam repor com o minímo de prejuízo
Habilitação Social
A CNH-social é projeto do governador Ibaneis Rocha (MDB) já sancionada e aguarda a regulamentação onde serão estabelecidos os parâmetros e regras para pessoas carentes e de menor renda.
O diretor Zélio destaca que um dos parâmetros a ser analisado é o quantitativo, critérios específicos de gestão e ainda um Fundo específico.
A iniciativa do governador, segundo o gestor do Detran chega em um momento em que o desemprego atinge milhares de famílias no DF e muitas pessoas ficam sem trabalhar ou porque não conseguem pagar para ter uma carteira de motorista, ou até mesmo para renová-la.
“Com a regulamentação da lei os cidadãos de baixa renda, que quiserem tirar a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) definitiva, poderão fazê-lo de graça”, explicou Maia.
Segundo Zélio Maia o programa vai atender todas as categorias de habilitação, incluindo motos (A), automóveis leves (B), caminhões (C) e ônibus ou micro-ônibus (D), além de garantir curso, treinamento e emissão do documento sem custo a pretensos condutores inscritos em programas de Assistência Social.
CNH vencidas
Zélio Maia disse que esses prazos estão suspensos em virtude da pandemia do Covid-19. “vamos prorrogar o prazo para a renovação de carteiras de habilitação até a liberação desse serviço conforme decreto do Governador Ibaneis Rocha”.
Maia fez questão de enfatizar que o Detran não é um órgão punitivo e sim educativo, promovendo campanhas de esclarecimentos a população do DF sobre os devidos cuidados que devem ser tomados ao dirigir um automóvel pelas ruas da cidade.
Maia fez questão de enfatizar que o Detran não é um órgão punitivo e sim educativo, promovendo campanhas de esclarecimentos a população do DF sobre os devidos cuidados que devem ser tomados ao dirigir um automóvel pelas ruas da cidade.
ASSISTA A ÍNTEGRA DA COLETIVA