O ex-distrital enfrentou muita resistência nos primeiros meses do governo Ibaneis Rocha.
O chefe executivo de Assuntos Parlamentares do Gabinete do governador Ibaneis Rocha fez, com exclusividade, avaliação do primeiro ano de trabalho no legislativo local.
O ex-deputado Bispo Renato é o responsável pela articulação de bastidores, pela aprovação e ou rejeições das propostas do executivo que chegam naquela casa legislativa.
Leia a entrevista:
DFMobilidade: Ontem, segunda-feira ( 16), o senhor levou até o gabinete do governador deputados reconhecidamente da ‘oposição”. O senhor poderia nos adiantar a pauta? Qual o grau de insatisfação dos opositores? A oposição do governo Ibaneis não tem avançado em seus projetos?
Bispo Renato Andrade – A oposição foi levar sugestões para garantir que o DF continue rumo ao desenvolvimento. Esses deputados que lá estiveram tem votado em favor da população o tempo todo, só não votando os temas ideológicos.
DFMobilidade- Qual a sua avaliação do primeiro ano de Governo, principalmente no quesito produtividade do parlamento local?
Bispo Renato Andrade- O Governo Ibaneis tem avançado na reconstrução do DF, as pautas tem sido as mais variadas possíveis, tais como na desburocratização a emissão de alvarás, Plano Distrital de Segurança, Valorização de Servidores, Obras das mais variadas, uma sensível melhora na saúde pública, o novo PRO-DF, etc.:
DFMobilidade- Por que os deputados distritais deixam acumular os projetos a serem votados?
Bispo Renato Andrade- O acúmulo de Projetos de Leis se devem ao fato do grande volume de de propostas enviadas pelo GDF, e a maioria das Comissões deliberam apenas uma vez por semana, alguns temas demandam mais estudos, e assim acaba atrasando as avaliações das Proposições do Executivo.
DFMobilidade- Qual sua avaliação quanto aos projetos mais polêmicos: Privatização de empresas estatais e reajustes dos servidores. Estes projetos já tem maioria? Qual a dificuldade para construir essa maioria?
Bispo Renato Andrade- Os Projetos polêmicos que foram encaminhados ao Parlamento Local foram todos aprovados, como IGES, UPAS e Qualificação das Organizações Sociais.
DFMobilidade- No meio do ano havia muita especulação de que o governador não estava satisfeito com o senhor no cargo. O senhor era alvo de ataques de muitos, inclusive de deputados da base do governo. O que mudou?
Bispo Renato Andrade- Insatisfações são necessárias e nos levam ao aperfeiçoamento, no início tudo é mais difícil, o tempo nos fez amadurecer a todos, e consegui aparar as arestas com todos deputados e hoje temos uma convivência pacífica. Nem sempre concordando, porém, sempre construindo o melhor para o DF.
DFMobilidade- Quais as prioridades para o inicio do ano?
Bispo Renato Andrade- As nossas prioridades serão Projetos voltados para geração de Emprego e renda, tais como a aprovação do PL que trata dos SIG.
DFMobilidade- Haverá convocação extraordinária?
Bispo Renato Andrade- Não há qualquer previsão para convocação extraordinária