COM OBJETIVO DE PRESERVAR EMPREGO, BOLSONARO ASSINA MP QUE SUSPENDE CONTRATO DE TRABALHO POR ATÉ 4 MESES

carteira-de-trablho-DFMOBILIDADE.jpg
foto: arquivo-dfmobilidade
O presidente Jair Bolsonaro assinou, na noite deste domingo (22), uma medida provisória que permite que empresários suspendam contratos de trabalho de seus funcionários por quatro meses durante o período de calamidade pública.
A suspensão pode ser por menos tempo, mas o empregador fica livre do pagamento de salários durante o período. Os empregados podem retornar aos seus cargos após a quarentena. A suspensão não precisará de acordo prévio e será registrada em carteira de trabalho.
Também estabelece que o empregador poderá conceder ajuda compensatória mensal com valor acordado entre as partes; acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP para “garantir a permanência do vínculo empregatício”, desde que não seja descumprida a Constituição e auxílios como planos de saúde devem ser mantidos.
Por se tratar de medida provisória, ela passa a valer a partir de sua assinatura. Mesmo assim, precisa de aprovação do Congresso Nacional em até 120 dias para que possa ser continuada.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.