Cabo Verde garante vaga inédita na Copa do Mundo; seleção brasileira sofre derrota histórica para o Japão

Foto: Instagram/@FIFAWorldCup
Foto: Instagram/@FIFAWorldCup
A seleção de Cabo Verde conquistou pela primeira vez na história a classificação para uma edição da Copa do Mundo de futebol masculino. A vaga foi garantida nesta segunda-feira (13) de outubro, quando os Tubarões Azuis superaram a equipe de Essuatíni pelo placar de 3 a 0. A partida ocorreu no Estádio Nacional de Cabo Verde, em Praia. Com este triunfo, a equipe cabo-verdiana fechou as Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 como líder do Grupo D, com um total de 23 pontos. Nesta campanha, os Tubarões Azuis deixaram para trás, inclusive, a experiente seleção de Camarões.

Brasil sofre virada inédita contra o Japão

Em contraste, a seleção brasileira masculina de futebol sofreu uma derrota inédita para o Japão nesta terça-feira (14) de outubro, em amistoso realizado em Tóquio. Após a empolgante goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, a equipe sofreu uma virada. O Brasil começou na frente no lotado Estádio Ajinomoto, abrindo 2 a 0 na etapa inicial, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli. A seleção, no entanto, levou a virada no segundo tempo em apenas 20 minutos, com gols de Minamino, Nakamura e Ueda.

Foto: Instagram/@brasil

Até então elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, o sistema defensivo brasileiro sofreu três gols. Foi a primeira vez nos últimos cinco jogos que a Amarelinha sofreu mais de um gol. O Brasil, que perdeu apenas para a Bolívia nas Eliminatórias, agora se prepara para os próximos amistosos contra Senegal e Tunísia, na Europa, na próxima Data Fifa em novembro.

O ataque brasileiro precisou de paciência na primeira etapa diante da marcação japonesa bem montada. Aos 31 minutos, Lucas Paquetá levantou a bola para Gabriel Martinelli, que estufou a rede de canhota. Após o intervalo, o Brasil diminuiu o ritmo e pagou caro, levando três gols nos primeiros 25 minutos. O gol da virada veio de cabeça, após cobrança de escanteio. O técnico Ancelotti realizou substituições, mas o Japão seguiu dominando, garantindo o resultado.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.