fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Associação Brasileira de Portais de Notícias faz dez anos e tem homenagem na Câmara Legislativa

Foto: CLDF
Foto: CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou os 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) em sessão solene no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.

O autor da homenagem, deputado Roosevelt (PL), destacou o papel fundamental exercido pelos portais de notícias para a democracia. “Reconhecer os portais de notícias significa reconhecer a importância do acesso à informação”, afirmou. Para o distrital, as notícias do cenário político local reverberam nos portais. Ele defendeu a imprensa livre e parabenizou os editores responsáveis pelos portais do DF.

Ao agradecer a homenagem da CLDF, o presidente da ABBP, José Fernando Vilela, que é editor-chefe do portal Expressão Brasiliense, discorreu sobre a história da associação, que, “ao longo desses dez anos, se consolidou como verdadeiro pilar da comunicação digital, desempenhando papel na promoção do jornalismo ético, responsável e comprometido com a verdade”.

Um dos idealizadores da associação, Toni Duarte, que atualmente é conselheiro da entidade e editor-chefe do portal Radar DF, disse que a ABBP, desde sua fundação, em 2014, “tem se dedicado a organizar a blogosfera jornalística, abrindo um novo ciclo de informação mais inclusiva e independente”. De acordo com Duarte, a criação da entidade foi um marco importante em um cenário onde a comunicação tradicional, muitas vezes, se mostrava resistente às mudanças necessárias. Ele argumentou a favor do jornalismo de qualidade, feito com ética e responsabilidade.

 

 

Inauguração

Por sua vez, o jornalista Fred Lima, conselheiro da ABBP e editor-chefe do portal Lupa Política, pediu uma salva de palmas para um dos fundadores da entidade, Francisco de Paula Lima Júnior, conhecido como professor Chico, já falecido. Fred Lima lembrou que a sessão de inauguração da entidade, em 2014, na CLDF, foi presidida pela vice-governadora do DF, Celina Leão, então deputada distrital. Ele agradeceu a presença de Maria Célia Leão, mãe de Celina Leão, na solenidade de hoje, representando a vice-governadora.

Também recordou a sessão solene de inauguração da ABBP o conselheiro da entidade e editor-chefe do portal Conectado ao Poder, Sandro Gianelli. Para o jornalista, aquela sessão trouxe reconhecimento à associação. Gianelli ainda contextualizou as mudanças que ocorreram ao longo da última década na veiculação de notícias no DF.

Ao parabenizar a ABBP pelos dez anos e cumprimentar seus integrantes, Maria Célia Leão narrou que o professor Chico plantou o sonho da democracia e da liberdade. “O dia que calarem os blogs, calam a voz do Brasil”, pontuou. Ela também leu mensagem da vice-governadora, Celina Leão, em homenagem à entidade “por sua trajetória de dedicação, inovação e compromisso com a informação de qualidade, contribuindo com o fortalecimento da imprensa livre no DF”.

Durante a sessão solene, foi transmitido um vídeo do senador Izalci Lucas (PL-DF) parabenizando a associação por sua década de conquistas. No término do evento, que contou com apresentação do dueto da banda musical do Corpo de Bombeiro Militar do DF, foram entregues moções de louvor a jornalistas de diversos portais de notícias por suas contribuições à população d

Comentários