O Departamento de Trânsito do Distrito Federal divulgou o balanço oficial das atividades da campanha Maio Amarelo 2026, revelando que as iniciativas de educação para o trânsito impactaram diretamente 312.600 pessoas.
Sob o tema focado na ideia de que enxergar o outro é salvar vidas, o órgão promoveu 491 ações educativas distribuídas por diversas cidades, além de ministrar seis cursos de qualificação por meio da Escola Pública de Trânsito.
A programação buscou conscientizar a população sobre a importância de condutas preventivas e o papel coletivo na segurança viária, envolvendo desde blitzes educativas em vias públicas até apresentações teatrais, contações de histórias em escolas e palestras em bares e eventos específicos, como um seminário voltado para a segurança dos motociclistas e homenagens no Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito.
Segundo o diretor-geral da autarquia, Marcu Bellini, o objetivo principal dessas mobilizações ultrapassa as estatísticas, buscando promover mudanças reais de comportamento que resultem em mais respeito e responsabilidade nas ruas.
Além do foco educativo, o mês foi marcado por intensas operações de policiamento e fiscalização contínua.
As equipes de trânsito abordaram 4.377 condutores e aplicaram 4.303 testes de etilômetro nas vias.
Como resultado direto dessas abordagens, foram registradas 522 infrações por direção sob a influência de álcool, 163 autuações por condução sem a Carteira Nacional de Habilitação e 83 infrações relacionadas ao uso de escapamento irregular, além de 1.333 registros por motivos diversos.
Complementando as frentes de atuação de segurança, o órgão também realizou 14 intervenções do programa Engenharia Cidadã em diferentes regiões administrativas.
Lançada em abril deste ano, a referida iniciativa busca aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo departamento, orientando os cidadãos sobre sinalização viária adequada e facilitando o acesso direto aos serviços de engenharia de tráfego local.




