O Ibovespa opera em baixa nesta quarta-feira, 19. O índice acelerou a queda nesta manhã e ameaçou perder a marca dos 104 mil pontos, em meio às incertezas em relação ao cumprimento do governo com o fiscal, a despeito do encaminhamento das novas regras na terça-feira, 18, ao Congresso e a queda de empresas de commodities. Por volta das 11h51, o Índice Bovespa caía 1,49%, aos 104.585,03 pontos. Em Nova York, as bolsas caem, mas um pouco menos do que o Índice Bovespa.
O índice reduziu a queda, que chegou a atingir os 104.002,75 pontos (recuo de 2,04%) nesta manhã, após as falas do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, pontuando que o envio do arcabouço fiscal ao Congresso é uma indicação de que as regras fiscais estão avançando na direção correta. “Parece mais ou menos em linha do que vimos antes”, disse.
Campos Neto ainda alertou que o o anúncio das novas regras ajuda bastante, mas é um “processo”. E reforçou: “não há relação mecânica entre fiscal, meta e política monetária.”
*Com informações do Estadão