fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Vídeo: EUA e Reino Unido atacam terroristas no Iemem

6823

EUA e Reino Unido lançam retaliação contra houthis no Iêmen: guerra e crise humanitária em foco
Os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido lançaram ataques contra alvos ligados aos houthis no Iêmen nesta quinta-feira (11)

Nota do governo americano

Em 11 de janeiro, às 2h30 (horário de Sanaa), forças dos EUA, com apoio do Reino Unido, Austrália, Canadá, Holanda e Bahrein, conduziram ataques coordenados contra alvos Houthi para neutralizar sua capacidade de realizar ataques ilegais a navios norte-americanos e internacionais no Mar Vermelho. A ação visou sistemas de radar, defesa aérea e locais de armazenamento para mísseis e drones.

Desde 17 de outubro de 2023, os Houthi, apoiados pelo Irã, tentaram atacar 27 navios em rotas internacionais, usando mísseis balísticos antinavio, drones e mísseis de cruzeiro no Mar Vermelho e Golfo de Aden. Estes ataques são distintos da Operação Prosperity Guardian, uma coalizão defensiva com mais de 20 países na região.

“Responsabilizamos os Houthi e seus patrocinadores iranianos pelos ataques ilegais ao transporte marítimo, colocando em perigo vidas e afetando 55 nações”, afirmou o General Michael Erik Kurilla, comandante do USCENTCOM. A ação visa deter suas atividades ilegais e perigosas.

🗞️U.S Central Command

Pelo menos 15 caças americanos F/A18 decolaram do porta-aviões D. Eisenhower para atacar o Iêmen esta noite.

Os americanos atacaram pelo menos 60 alvos em 16 alvos diferentes, os britânicos atacaram pelo menos dois outros alvos.

O Centcom anunciou que atacou sistemas de radar e de defesa aérea e lançou alvos para UAVs, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.

Além disso, depósitos militares e centros de comando e controle também foram atacados, nem uma única aeronave ou embarcação dos EUA e do Reino Unido foi danificada no ataque.

Comentários