fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Urgente: Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e declara estado de exceção

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (7/12), o presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou a dissolução do congresso do país e a convocação de novas eleições.

A medida é acompanha de uma ação que decreta toque de recolher em todo território peruano em meio a uma crise política, onde, Castillo responde ao terceiro processo de impeachment em em um ano e meio de poder.

O líder peruano disse ter tomado a decisão de impor um “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”, e anunciou ainda que governará por decreto temporariamente.

A Corte Suprema do país chamou o ato de golpe de Estado e pediu que a vice-presidente do país, Dina Boluarte, assuma a presidência.

O plenário do Congresso declarou a presidência vaga. Dina Boluarte, a vice-presidente, é a primeira na linha de sucessão. Ela já afirmou que a ordem de Castillo era inconstitucional.

De acordo com o jornal “El Comércio”, o presidente Pedro Castillo foi detido. Ele saiu do Palácio de Governo e foi levado à sede da prefeitura de Lima.

Comentários