Em postagem atribuída a Donald Trump — registrada às 21h15 (ET) de 2 de setembro pelo perfil “Trump Truth Social Posts On X” — o ex-presidente questiona se Xi Jinping reconhecerá o “massivo apoio” e o “sangue” dos Estados Unidos no esforço para garantir a liberdade da China contra “um invasor estrangeiro”. Trump afirma que “muitos americanos morreram” e diz esperar que sejam “honrados e lembrados por sua bravura e sacrifício”.
No mesmo texto, deseja “um grande dia de celebração” ao povo chinês e encerra com uma alfinetada: envia “os mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”. O tom combina cobrança histórica com a ironia característica do ex-presidente.
A mensagem, reproduzida no X a partir do Truth Social, não detalha a ocasião do feriado ou cerimônia citada, mas recupera a memória do apoio militar americano à China no contexto da Segunda Guerra. Não houve, até o momento do registro no print, referência a reações oficiais de Pequim, Moscou ou Pyongyang.
Siga o DFMobilidade: Instagram: @dfmobilidade | X: @dfmobilidade | Facebook: /dfmobilidade | YouTube: /@dfmobilidade
Hamilton Silva – Editor-chefe do DFMobilidade