Tom Homan, o novo czar da fronteira nomeado por Donald Trump, declarou que o novo governo retomará a detenção de famílias de imigrantes ilegais dos Estados Unidos, incluindo pais cujos filhos nasceram em solo americano.
Em uma entrevista ao The Washington Post publicada nesta quinta-feira, 26 de dezembro, Homan disse que as autoridades americanas pretendem deportar os pais junto com seus filhos nascidos nos EUA, revertendo a abordagem de Biden sobre separações familiares na fronteira, dando-lhes uma escolha: sair sozinhos, deixando a criança, ou levá-la com eles.
“O problema é este. Você sabia que estava no país ilegalmente quando decidiu ter um filho. Então você colocou sua família nessa situação”, disse Homan.
Homan enfatizou que essas ações são necessárias para aplicar as leis de imigração de forma rigorosa. Os críticos argumentam que isso pode levar a violações de direitos humanos e potenciais separações familiares.
Apesar da polêmica, Homan garante que o processo será conduzido de forma humana, com o objetivo de coibir travessias ilegais.
*KM