O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira estar “surpreso” e “muito insatisfeito” com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em breve declaração à imprensa, Trump disse que o caso brasileiro lhe parece “muito parecido” com o que, segundo ele, tentaram fazer contra si na Justiça norte-americana.
A reação ocorre após a formação de maioria no colegiado do STF para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado e crimes correlatos. A dosimetria das penas ainda será definida pelo Supremo.
Recomendamos para você:
Trump elogiou a gestão de Bolsonaro à frente do Executivo brasileiro e evitou comentar a pena. “Eu o conheci como presidente do Brasil”, disse, reiterando que considera a condenação “surpreendente”.
A decisão do STF é tratada como um marco por envolver um ex-chefe de Estado. Entre os votos, houve divergência: enquanto o relator e a maioria se posicionaram pela condenação, houve voto pela absolvição em parte do julgamento. A defesa de Bolsonaro nega os crimes.
—
Assinatura e redes
Siga o DFMobilidade: Instagram (instagram.com/dfmobilidade) | Facebook (facebook.com/dfmobilidade) | X/Twitter (x.com/dfmobilidade)
—