fbpx

Trump confisca bens e sanciona procurador de Haia que indiciou Netanyahu

Foto: Reprodução SN
Foto: Reprodução SN

Donald Trump sancionou o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, Karim Khan, após a emissão de mandados de prisão contra Benjamin Netanyahu. A ordem executiva de Trump impôs sanções financeiras e restrições de visto a funcionários do TPI e a qualquer pessoa envolvida em inquéritos do TPI contra os EUA e seus aliados.

As sanções incluíram o congelamento de quaisquer bens que Karim Khan possuía nos EUA e o impediram de entrar no país. A ordem executiva de Trump alegava que o TPI estava a envolver-se em “ações ilegítimas e infundadas dirigidas à América e ao nosso firme aliado, Israel”.

O TPI emitiu mandados de prisão em novembro para Benjamin Netanyahu e para o antigo ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, por alegados crimes de guerra. Trump criticou os mandados, dizendo que o TPI estava a “abusar do seu poder”. A ordem executiva de Trump surge na sequência de sanções anteriores impostas pelo seu governo a funcionários do TPI que investigavam alegados crimes de guerra cometidos por forças norte-americanas no Afeganistão. Estas sanções foram posteriormente levantadas pela administração Biden.

Comentários