A Tesla parece estar enfrentando alguns problemas relacionados às baterias da Cybertruck. Aparentemente, há pelo menos dois meses, a empresa vem fazendo o recall de vários exemplares da famosa picape elétrica para substituir baterias defeituosas.
Os primeiros vestígios dessa operação datam de 24 de setembro. Matt Albers, proprietário de um exemplar da Cybertruck, relatou: ‘Levei minha Cybertruck, uma das primeiras 2.000 construídas, para manutenção após uma campanha de recall para corrigir alguns problemas menores. Achei que o serviço levaria um dia, mas, em vez disso, estou aguardando há duas semanas’.
Há células defeituosas nas baterias
A questão terminou com a substituição da bateria devido a algumas células amassadas que poderiam ter gerado alguns curtos-circuitos. A partir desse dia, os relatos aumentaram.
O curioso é que, às vezes, as Cybertrucks vão parar na oficina pelos motivos mais diversos e, uma vez lá, a bateria é substituída. Isso aconteceu com um usuário que quebrou um espelho e recebeu uma bateria nova por precaução. O motivo é sempre o mesmo: não há defeitos óbvios, mas algumas das células podem estar amassadas e prejudicar o funcionamento de todo o pacote.
De acordo com os relatos de usuários em fóruns e nas mídias sociais, as Cybertrucks afetadas são as entregues entre fevereiro e julho. Elas são, portanto, as primeiras. Mas surge a pergunta: por que a Tesla não está fazendo uma campanha oficial de recall?
A plataforma Cybertruck da Tesla com bateria
Apenas um excesso de cautela?
Há duas razões para isso: em primeiro lugar, o silêncio da Tesla sobre o assunto pode ser resultado do fato de que o problema é, de fato, pequeno e que eles preferem corrigí-lo sem alarmar os clientes. Mas, por outro lado, também pode ser uma maneira de manter os holofotes longe de um defeito que poderia assustar os motoristas e ter um impacto negativo nas vendas da empresa, que já estão em maior declínio do que no passado.