fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Taiwan rastreia 71 aeronaves militares chinesas e 9 navios de guerra durante o sábado

Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

Aumento nas incursões ADIZ, cruzamentos da linha mediana do Estreito de Taiwan seguem o encontro Tsai-McCarthy

O Ministério da Defesa Nacional (MND) disse que rastreou 71 aeronaves militares chinesas e nove navios de guerra até as 16h de sábado (8 de abril), incluindo 45 aviões que cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan ou entraram Zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ) do sudoeste.

O aumento da atividade chinesa coincidiu com uma série de exercícios militares em Taiwan após a reunião do presidente Tsai Ing-wen (蔡英文) em 5 de abril com o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, durante uma parada na Califórnia.

Os tipos de aviões chineses monitorados pelo MND no sábado incluíram os caças J-10, J-11 e J-16, o avião de transporte Xi’an Y-20, o bombardeiro estratégico H-6K e o alerta antecipado KJ-500 aeronave, informou a CNA .

O ministério geralmente espera até a manhã seguinte, depois das 6h, para publicar números e tipos de aviões e navios chineses avistados em Taiwan. No sábado, também divulgou uma foto tirada da fragata de mísseis Chang Chien da classe Cheng Kung, mostrando oficiais da Marinha monitorando os movimentos da fragata chinesa Ma’anshan.

Os militares disseram que encarregaram aeronaves em Combat Air Patrols (CAP) e embarcações navais, e implantaram sistemas de mísseis de defesa aérea baseados em terra para monitorar as atividades dos navios e aeronaves militares chinesas.

As forças armadas aumentariam sua vigilância e prontidão, mas ficariam longe de provocações e aumento de tensão, disse o MND, acusando a China de causar insegurança e instabilidade regional.

ESTAMOS NO INSTAGRAM SIGA

Comentários