A missão Polaris Dawn, da SpaceX, de Elon Musk, foi concluída neste domingo (15) com o retorno seguro de seus quatro tripulantes civis à Terra.
A missão histórica alcançou dois marcos significativos: foi a primeira missão privada a levar civis para uma caminhada espacial e estabeleceu o recorde de órbita mais alta desde a missão Apollo, que levou o “homem à lua”.
O voo de retorno da espaçonave durou cerca de 40 minutos, pousando às 4h36 (horário de Brasília). Jared Isaacman, o bilionário que financiou a viagem, foi o primeiro a sair da nave Crew Dragon.
No passado, apenas astronautas altamente treinados e financiados pelo governo realizavam caminhadas espaciais. Desde a criação da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2000, foram realizadas cerca de 270 caminhadas espaciais, além de 16 por astronautas chineses na estação espacial Tiangong.
O lançamento da cápsula Crew Dragon ocorreu na manhã da última quarta-feira (11).
Os quatro tripulantes da missão foram: Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e financiador da Polaris Dawn; Scott “Kidd” Poteet, ex-piloto da Força Aérea dos EUA e amigo de Isaacman; e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.
Esta foi a primeira vez que duas funcionárias da SpaceX participaram juntas de uma missão espacial.
O quarteto alcançou uma órbita ao redor da Terra a 1.400 km de altitude, a maior já registrada por humanos. O recorde anterior foi estabelecido pela missão Gemini 11 da NASA em 1966, que atingiu 1.373 km