Sexo, drogas e chantagem: como a inteligência russa mirou em Elon Musk

f02b9c738e833a6bcb09021673e4ab59

Washington, 18 de maio de 2025 – Segundo reportagem publicada no site Kyiv Post, sob o título “Russian Intelligence Used Sex, Drugs to Target Elon Musk”, o ex-agente do FBI Jonathan Buma afirmou que espiões da inteligência militar russa (GRU) teriam explorado a vulnerabilidade de Elon Musk a sexo e drogas com o objetivo de chantageá-lo .

Buma, que atuou por 16 anos como oficial de contrainteligência no FBI, revelou em documentário veiculado pela emissora alemã ZDF que a operação teria sido pessoalmente autorizada pelo presidente Vladimir Putin, enfatizando que tais ações não ocorreriam sem o seu aval direto .

De acordo com o ex-agente, o GRU mapeou interesses de Musk em raves no deserto, entretenimento adulto, jogos de azar e no uso de cetamina como potenciais pontos de acesso, reunindo material comprometedor para um eventual uso de chantagem. A operação, segundo Buma, também teria mirado o empresário Peter Thiel, cofundador do PayPal .

Especialistas em segurança ressaltam que o emprego de “honey traps” e armazenamento de material comprometedores compõe um padrão histórico do GRU para influenciar figuras de alto perfil. Tal risco ganha relevo adicional diante do papel de Musk no fornecimento dos sistemas Starlink à Ucrânia, cruciais para as comunicações militares ucranianas .

Até o momento, não houve manifestação oficial do Kremlin nem de Elon Musk sobre as alegações, e o ex-agente Jonathan Buma enfrenta processo nos EUA por divulgação de informações confidenciais, tendo sido preso em março de 2025 sob acusação de ‘Disclosure of Confidential Information’ .


Participe da conversa: deixe seu comentário, curta e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do DFMobilidade.
Facebook: https://www.facebook.com/DFMobilidade
Instagram: https://www.instagram.com/DFMobilidade
Twitter: https://twitter.com/DFMobilidade


Hamilton Silva
Economista formado pela Universidade Católica de Brasília, com pós-graduação em gestão financeira. Jornalista com mais de 15 anos de experiência, editor-chefe do Portal DFMobilidade, e membro ativo do Rotary Club de Brasília.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.