A seleção brasileira feminina de futebol de cegas garantiu a classificação às semifinais da Copa do Mundo em Kochi, na Índia. O feito é notável, considerando que a equipe é estreante em competições oficiais. A vaga foi assegurada após um empate sem gols contra a Polônia nesta quarta-feira (8) de outubro, no último jogo da primeira fase.
Desafio contra a atual campeã mundial
Invictas no torneio, as brasileiras terão um grande desafio pela frente na semifinal: a Argentina. A equipe argentina é a atual campeã mundial, tendo conquistado o título há dois anos. O clássico sul-americano decisivo será na próxima sexta-feira (10) de outubro, às 10h30 (horário de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo no canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).
No mesmo dia, à meia-noite, ocorrerá a outra semifinal, disputada entre Inglaterra e Japão. A seleção, criada há apenas um ano, avançou em segundo lugar no Grupo A, com cinco pontos, ficando atrás da Inglaterra, que somou sete. O Brasil acumulou uma vitória e dois empates, começando o Mundial vencendo as anfitriãs indianas por 1 a 0 no domingo (5) de outubro.
Cenário dos grupos e o domínio masculino
A Argentina, próxima adversária do Brasil, concluiu a primeira fase na liderança do Grupo B. O time somou nove pontos após três vitórias seguidas: 5 a 0 no Canadá, 1 a 0 na Turquia e 1 a 0 no Japão. O Japão ficou em segundo lugar, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota). No naipe masculino, o Brasil domina o futebol de cegos, com cinco títulos mundiais. Na última edição, em 2023, o time masculino ficou com o bronze, sendo superado pela Argentina, que levantou a taça.