O senador de centro-direita Rodrigo Paz foi eleito neste domingo (19) presidente da Bolívia, ao derrotar no segundo turno o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, também de direita. A esquerda nem sequer comseguiu votos para disputar o segundo turno das eleiçoes presidenciais bolivianas.
Com mais de 97% das urnas apuradas, Paz obteve 54,5% dos votos, contra 45,4% de Quiroga, segundo dados oficiais do Tribunal Supremo Eleitoral do País.
Aos 58 anos, o economista e político do Partido Democrata Cristão (PDC) assume o cargo pela primeira vez, sucedendo um ciclo de instabilidade política e eleitoral no país.
Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989–1993), Rodrigo Paz marca também a primeira vitória em segundo turno desde que o mecanismo foi adotado na Bolívia. O novo presidente assume o cargo em 8 de novembro.
O segundo turno foi convocado após o resultado do pleito de 17 de agosto, quando a esquerda boliviana sofreu uma derrota expressiva.
Na ocasião, Paz liderou com 32,18% dos votos, seguido por Quiroga, da coalizão de direita Alianza Libre, com 26,94%.
Candidatos esquerdistas, como Andrónico Rodríguez e Eduardo del Castillo, obtiveram apenas 8% e 3,2% dos votos, respectivamente.