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Robotáxis são liberados para operar sem restrições de horário na Califórnia

Cruise é uma subsidiária da GM e usa o elétrico Bolt EV (Imagem: Divulgação/Cruise)

Serviço de transporte por carro autônomo recebeu permissão para operar 24h por dia na cidade californiana São Francisco, encerrando limite de operação noturna

As empresas beneficiadas com a medida são a Waymo (subsidiária da Alphabet) e a Cruise (subsidiária da GM). Já quem deve sentir um pequeno baque é a Uber e a Lyft. Essas empresas são concorrentes diretas do serviço de táxi autônomo, mas ainda utilizam serviços com motoristas. Porém, o número de corridas da Cruise é baixo quando comparamos com Lyft e Uber.

Importante contextualizar o motivo de ter citado apenas a Waymo no parágrafo anterior. Na nossa apuração, foi verificado que a Waymo continua autorizada a fornecer corridas “semiautônomas”, na qual é necessário um “motorista de segurança” no volante dos veículos.

Cidadãos de São Francisco podem cantar “robotáxi, cê sabe!”
Por 3 votos a 1, a CPUC aprovou a operação da Cruise e Waymo a qualquer hora do dia, sem restrições de horário. Antes da aprovação, as empresas tinham autorização para operar oito horas do dia, da 22h até as 6h da manhã.

A decisão da CPUC é uma nova vitória para as empresas de táxi autônomo. Quando iniciaram os seus serviços, a Cruise e a Waymo também tinham restrição de horário para operar. Todas essas limitações aos “robotáxis” eram motivadas pelo risco dos veículos se envolverem em acidente. Agora, as duas empresas podem ampliar a área de oferta de corridas.

As companhias atuavam em horários com menor fluxo de veículos. No caso da Cruise, por ter a autorização de usar veículos sem motorista de segurança, suas corridas precisavam ser feitas na região central de São Francisco. A velocidade máxima para os carros da empresa, os Bolts EVs, é de 56 Km/h — isso não foi alterado nessa decisão.

A Waymo seguirá com velocidade máxima de operação de até 104 Km/h — as vantagens de ser “atrasada” e contar com um motorista de segurança. Outro ponto positivo da subsidiária da Alphabet sobre a Cruise é que ela tem autorização para operar em climas de forte chuva e baixa visibilidade — algo proibido para a concorrente.

Em contrapartida, a Cruise e Waymo se comprometem a resolver os problemas de tráfego e possíveis incidentes com seus veículos. Os robotáxis apresentam alguns casos de parar repentinamente, prejudicando o fluxo de carros e até de veículos de emergência. Isso costuma acontecer principalmente em casos de “confusão” no sistema.

Se esses casos crescerem ou a CPUC entender que as companhias não estão resolvendo esses problemas, a autorização pode ser revogada.

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