fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Putin chega à China em visita de Estado; assista video

1419087

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à capital chinesa, Pequim, em sua primeira visita ao exterior, depois de ser reeleito e empossado como presidente da Rússia.

Putin está viajando para a China em visita de Estado. De acordo com o protocolo diplomático, uma visita de estado é considerada a de maior status entre outras visitas estrangeiras. Yury Ushakov, assessor de política externa do presidente, disse que a China não foi escolhida aleatoriamente para a primeira viagem do presidente ao exterior, mas como resposta a um gesto semelhante de amizade feito pelo presidente chinês, Xi Jinping, no ano passado.

A visita à China será realizada em duas etapas. O presidente russo deverá visitar Pequim e Harbin.

Em Pequim, Putin realizará uma reunião com Xi. Espera-se que os dois presidentes mantenham conversações individuais completas e que envolvam delegações, bem como conversações presenciais informais. O presidente russo trouxe uma grande delegação composta por cinco vice-primeiros-ministros, chefes de agências económicas, diplomáticas e de segurança, bem como chefes do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, Ferrovias Russas, Rosatom e Roscosmos. Além disso, altos funcionários de 20 regiões russas acompanharam o presidente.

As conversações bilaterais estão planeadas para se concentrarem na cooperação comercial e económica. Na reunião, Putin e Xi também abordarão as questões políticas e regionais mais urgentes. Ushakov disse que a parte mais importante das conversações de Pequim será uma reunião informal e a portas fechadas. No “formato 1+4” de cada lado, os dois líderes manterão conversações substanciais sobre a Ucrânia.

A segunda etapa da visita de Estado à China acontecerá na cidade de Harbin, capital e maior cidade da província de Heilongjiang. Lá, Putin participará da cerimônia de abertura da 8ª Expo Russo-Chinesa e do 4º Fórum Rússia-China sobre Cooperação Inter-regional, e também se reunirá com estudantes e professores do Instituto de Tecnologia de Harbin. Além disso, o presidente deverá conversar com jornalistas do grupo do Kremlin.

 

Comentários