fbpx
Pesquisar
Close this search box.

O risco de Kiev usar “bomba suja” será discutido no Conselho de Segurança da ONU

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O risco de Kiev usar uma “bomba suja” estará na agenda do Conselho de Segurança da ONU hoje ou amanhã, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à mídia à margem da 19ª reunião anual do clube de discussão internacional Valdai na segunda-feira.

“Esta questão será discutida no Conselho de Segurança da ONU hoje ou amanhã”, disse Lavrov.

Ele enfatizou que a Rússia tinha evidências confiáveis ​​que a Ucrânia pode estar planejando provocações envolvendo o uso de uma bomba suja.

“Informações detalhadas indicando as instituições que podem ser contratadas para esse fim foram transmitidas pelo ministro da Defesa [Sergey Shoigu] durante seus contatos com seus colegas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Turquia. Mais contatos estão planejados entre nossos ministérios da defesa”, Ele continuou.

Lavrov apontou que “as negações infundadas de colegas ocidentais de que essas são falsidades e que a própria Rússia planeja fazer algo semelhante para depois culpar o regime do [presidente ucraniano Vladimir] Zelensky não são sérias”.

“Alguns de nossos parceiros realmente sugeriram uma discussão sobre as informações que temos em nível militar profissional. Esse é um tipo de abordagem que apoiamos”, resumiu Lavrov.

Shoigu no domingo manteve conversas telefônicas com o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, o ministro das Forças Armadas da França, Sebastien Lecornu, e o ministro da Defesa Nacional da Turquia, Hulusi Akar. O ministro da Defesa russo informou seus colegas sobre as preocupações sobre possíveis provocações da Ucrânia envolvendo o uso de uma “bomba suja”. Na sexta e no domingo, ele conversou por telefone com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin.

 

 

*Com informações da Tass

Comentários