O objetivo é usar a paixão que une o continente para criar um produto turístico poderoso e sustentável. A Rota deve fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo laços culturais. A Rota pretende integrar os principais estádios do bloco que tenham valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva.
Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas. Do Brasil, farão parte da rota 13 locais, incluindo Maracanã, Allianz Parque, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Neo Química Arena, Museu do Futebol e Museu Pelé. Da Argentina, constam La Bombonera e Más Monumental. O Estádio Centenario (Uruguai), o Museu Conmebol (Paraguai) e estádios no Chile e Bolívia também integram a fase inicial.
Quatro dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa em 2027: Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Maracanã e Neo Química Arena. O evento ocorrerá pela primeira vez na América Latina.






