fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Mariupol é bombardeada e está próxima de ser tomada definitivamente

Cidade de Mariupol - Foto: Agência reuters
Cidade de Mariupol - Foto: Agência reuters

A Rússia está transformando o porto ucraniano sitiado de Mariupol em terra conquistada

A situação de Mariupol, uma cidade de 400.000 habitantes antes da guerra, é a emergência humanitária mais urgente desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há quase um mês. Acredita-se que centenas de milhares de moradores estejam presos sob bombardeios quase constantes, sem acesso a comida, água, energia ou calor.

“Não há mais nada lá”, disse Zelenskiy em um discurso em vídeo ao parlamento italiano na terça-feira.

O conselho da cidade não deu detalhes sobre vítimas ou danos do último bombardeio. Nenhum jornalista independente opera dentro das partes da cidade controladas pela Ucrânia há pelo menos uma semana, durante a qual a Ucrânia diz que a Rússia atingiu um teatro, uma escola de arte e outros prédios públicos, enterrando centenas de mulheres e crianças abrigadas em porões.

“Mais uma vez está claro que os ocupantes não estão interessados ​​na cidade de Mariupol. Eles querem nivelá-la ao chão e torná-la as cinzas de uma terra morta”, disse o conselho em comunicado.

A Rússia nega atacar civis. A Ucrânia diz que Moscou bloqueou os esforços diários para enviar comboios de socorro com alimentos e outros suprimentos para civis, ou ônibus para trazê-los de volta.

A Rússia exigiu que a cidade se rendesse ao amanhecer de segunda-feira, um ultimato que Kiev desafiou.

Comentários