fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Jagmeet Singh declara guerra ao governo Trudeau e exige mudanças no Canadá

Reprodução do X
Reprodução do X

O líder do Novo Partido Democrático (NDP) do Canadá, Jagmeet Singh, divulgou uma carta aberta nesta sexta-feira, 20 de dezembro, criticando duramente o primeiro-ministro Justin Trudeau e seu governo liberal. No documento oficial, com timbre do NDP, Singh acusa Trudeau de falhar na principal missão de um líder: governar para as pessoas, e não para as elites poderosas.

Segundo Singh, o governo liberal prometeu mudanças e fez discursos inspiradores, mas “deixou o povo na mão, repetidamente”. Ele criticou a incapacidade do governo de oferecer assistência médica acessível, habitação a preços justos e alívio no custo de vida. O líder democrata destacou que Trudeau não foi capaz de “reduzir as contas” nem de “construir casas que os canadenses possam pagar”.

 

Uma moção de não-confiança

Diante do cenário atual, Singh anunciou que o NDP apresentará uma moção de não-confiança no próximo encontro da Câmara dos Comuns. Ele argumenta que o governo Trudeau não merece mais uma chance, e os canadenses devem ter a oportunidade de eleger um governo que priorize seus interesses.

Singh também reforçou sua luta histórica por medidas sociais, como assistência odontológica, controle de natalidade e medicamentos gratuitos para diabéticos, e prometeu impedir que o líder conservador Pierre Poilievre e sua agenda de cortes ameacem os direitos sociais conquistados. “Não permitirei que Poilievre entregue o país às grandes corporações às custas da saúde, da educação e das aposentadorias das pessoas”, afirmou.

 

Um apelo ao povo canadense

A carta de Singh termina com um apelo à união nacional para construir um país mais justo e solidário. Ele incentiva os canadenses a resistirem às ameaças de cortes e buscarem um futuro em que todos tenham oportunidade de prosperar. “Estarei trabalhando para construir um movimento que possa vencer na próxima eleição. Juntem-se a mim nesta luta”, concluiu.

 

A declaração de Jagmeet Singh lança um desafio direto ao governo liberal e aos conservadores, posicionando o NDP como uma alternativa progressista para os canadenses insatisfeitos com o status quo. A resposta de Trudeau, no entanto, ainda não foi divulgada, deixando no ar a expectativa de mais turbulências no cenário político canadense.

Comentários