fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Imagens de satélites revelam que China está construindo rede de silos de mísseis

361A558A-4761-43C3-A32D-C14DF7EC71D5

O provável campo de mísseis, compreendendo 120 silos que poderiam potencialmente abrigar armas capazes de atingir o território continental, foi documentado por pesquisadores do Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação usando imagens de satélite fornecidas pela empresa de satélite comerciais Planet Labs Inc.

Os pesquisadores compararam fotos de satélite tiradas durante os últimos quatro meses com imagens capturadas na semana passada, descobrindo o local do míssil cobrindo centenas de quilômetros quadrados na província chinesa de Gansu, disse o pesquisador Jeffrey Lewis, especialista chinês em armas nucleares que examinou as imagens com o colega Decker Eveleth, a primeira pessoa a avistar os silos.

As descobertas da dupla foram publicadas primeiro no jornal The Washington Post.

“É realmente um ritmo de construção surpreendente”, disse ele, acrescentando que o escopo da construção também foi surpreendente.

“São muitos silos. É muito maior do que qualquer coisa que esperávamos ver”, disse Lewis.

Relatórios sobre o provável novo campo de mísseis surgiram apenas um dia antes do líder chinês Xi Jinping dizer em um discurso nacionalista no 100.º aniversário do Partido Comunista que a ascensão da China é uma “inevitabilidade histórica” e que não será mais “intimidada, oprimida ou subjugada” por países estrangeiros.

“Qualquer um que se atrever a tentar terá suas cabeças esmagadas contra uma grande parede de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses”, acrescentou Xi, em comentários que mais tarde pareceram suavizados na tradução do próprio governo para o inglês.

*Com informações do Terra Brasil Notícias

Comentários