As Forças de Defesa de Israel disseram nesta terça-feira (1) que mísseis foram lançados do Irã em direção ao país. A informação que chega é de que mísseis balísticos foram lançados. Os projéteis demoram em média cerca de 20 minutos para chegar ao território israelense, saindo o Irã.
As equipes da CNN em Israel, Jerusalém e Haifa contaram dezenas de mísseis voando sobre eles. Vários foram interceptados, mas não está claro quantos.
A equipe do correspondente da CNN, Alex Marquardt, e produtores tiveram que deixar o telhado onde fazia a transmissão ao vivo por causa do risco à segurança.
Sirenes também tocam em diferentes partes do país. Ainda não está claro se algum projétil causou danos.
Entre os possíveis alvos estão três bases aéreas israelenses e uma base de inteligência localizada ao norte de Tel Aviv, disse uma pessoa informada sobre o assunto à CNN.
A missão da ONU no Irã emitiu um comunicado em que defende o ataque como ”legal, racional e legítimo”. Alertou ainda que se Israel responder, haverá consequências.
A agência estatal do Iraque disse que o país fechou o espaço aéreo.
Mais cedo, os Estados Unidos alertaram Israel que o Irã estava pronto para lançar um ataque, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.
Ataque a tiros em Tel Aviv
Um ataque a tiros também foi relatato ao mesmo tempo em Tel Aviv. A polícia israelense diz que recebeu um relatório sobre um ataque a tiros no bairro de Jaffa, em Tel Aviv.
Há várias vítimas, segundo um porta-voz da polícia informou à CNN.
O serviço nacional de emergência de Israel diz que o caso aconteceu perto de uma estação de trem leve em Jaffa.