Ariane Tabatabai, Chefe de Gabinete do Secretário Assistente de Defesa para Operações Especiais e um oficial da Inteligência Naval dos EUA no Pentágono, foi identificada como a divulgadora de documentos altamente confidenciais sobre um ataque israelita ao Irã.
Tabatabai, uma americana de origem iraniana e nomeada pela administração Biden, manteve a sua autorização de segurança em outubro de 2023, apesar das alegações credíveis de que ela espionava para o Irã.
A fuga despertou preocupações significativas sobre os protocolos de inteligência e segurança nacional dos EUA.
Trump comenta sobre os vazamentos do Departamento de Defesa dos EUA:
“Os EUA divulgaram documentos altamente confidenciais de Israel. Podem ter vindo do Departamento de Defesa. Israel foi seriamente prejudicado e comprometido por este fato.
Estratégia e dados de guerra. Provavelmente veio do Departamento de Defesa. É PRECISO ENCONTRAR O AUTOR DO VAZAMENTO! Israel já não quer partilhar documentos com os EUA, e quem os pode censurar”!
O Pentágono negou que Ariane Tabatabai, Chefe do Estado-Maior do Secretária Adjunta de Defesa para Operações Especiais, seja objeto de interesse na investigação pelo alegado vazamento de documentos confidenciais relativos aos planos de Israel para um ataque retaliatório contra o Irã.
Fonte: The Jerusalém Post