O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, detalhou nesta quarta-feira um plano em três fases para a Venezuela em meio à atual crise política e à presença norte-americana no país após a captura de Nicolás Maduro por forças dos EUA no início de janeiro.
Segundo Rubio, a primeira fase do plano é a estabilização da Venezuela, com foco em evitar o caos e assegurar condições seguras para a ordem pública e econômica.
A segunda fase será a recuperação, que, de acordo com ele, inclui garantir que os Estados Unidos, países ocidentais e outras empresas tenham acesso ao mercado venezuelano, facilitando o reerguimento da economia local e o reinício das atividades comerciais de forma “justa”, além de promover a **reconciliação interna, amnistia e reconstrução da sociedade civil venezuelana”.
A terceira etapa prevista por Rubio é a transição, que, na visão do governo americano, deve culminar com um processo que permita ao povo venezuelano transformar seu próprio país, embora detalhes sobre como isso ocorrerá — incluindo um cronograma eleitoral — ainda não tenham sido divulgados publicamente.
A estratégia foi apresentada durante uma sessão informativa a senadores dos EUA e ocorre em meio ao debate sobre o papel americano no futuro da Venezuela, com críticas internas e internacionais sobre a legalidade e os objetivos da presença dos EUA no país vizinho.
Acompanhe nossas redes para atualizações sobre geopolítica e relações internacionais.




