fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Embaixada de Israel e da Polônia se unem para lembrar o 78º aniversário da Revolta do Gueto de Varsóvia

WhatsApp Image 2021-04-19 at 13.25.57
Fotos: Embaixada de Israel

As embaixadas de Israel e da Polônia se reuniram nesta segunda-feira (19) para participar da campanha do Museu de História dos Judeus Poloneses POLIN, em memória ao 78º aniversário da Revolta do Gueto de Varsóvia. O encarregado de negócios, Shmulik Bass e os diplomatas da embaixada, além do embaixador polonês Jakub Tadeusz, exibiram narcisos amarelos de papel durante o encontro. A flor é o símbolo da campanha, e recorda a estrela que os nazistas obrigavam os judeus a usar durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 19 de abril de 1943, centenas de judeus atacaram os nazistas, preferindo a morte em combate do que nas câmaras de gás do campo de extermínio. Foi a maior insurreição judaica armada durante a Segunda Guerra Mundial. Os rapazes e moças que permaneceram nas muralhas fora do distrito lutaram bravamente, mas pereceram em 16 de maio de 1943, quando os nazistas destruíram a Grande Sinagoga na Rua Tłomackie e arrasaram o resto do gueto.
Este ano, pela primeira vez na história, os ministros das Relações Exteriores da Polônia e Israel, Professor Zbigniew Rau e o Tenente-General (res.) Gabi Ashkenazi, e os embaixadores de ambos os países em todo o mundo, se reúnem para lembrar a data.

Para Shmulik Bass, este esforço de diplomatas poloneses e israelenses é uma oportunidade para aumentar a consciência sobre a história dos heróis e heroínas da Revolta do Gueto de Varsóvia, e destacar a dimensão internacional da colaboração polaco-israelense na e honra a sua história trágica.

Para participar da campanha nas redes sociais use #WarsawGhettoUprising

Comentários