Drone americano que matou Soleimani entra em território Mexicano para coleta de inteligência

Screenshot_20250813_151155_Perplexity

O drone americano que matou o general iraniano Qassem Soleimani é o MQ-9 Reaper, uma aeronave não tripulada considerada a mais letal da frota americana. Esse mesmo modelo de drone tem sido usado em missões de inteligência em diferentes regiões, incluindo atualmente, segundo relatos, em território mexicano para coleta de informações sobre cartéis de drogas. Essas operações com o MQ-9 Reaper no México, feitas pela CIA, têm sido realizadas secretamente e visam monitorar os cartéis mexicanos, que os EUA consideram organizações terroristas.

O uso dessa aeronave no México gerou preocupação por ocorrer dentro do espaço aéreo soberano do país, sem coordenação transparente com o governo mexicano. O drone possui capacidade de vigilância sofisticada e podendo ser equipado com mísseis Hellfire para ataques cirúrgicos, embora nas missões relatadas no México ele esteja configurado apenas para vigilância.

Em resumo, o drone MQ-9 Reaper, conhecido globalmente pelo ataque que matou Soleimani em Bagdá em 2020, também está envolvido em operações de coleta de inteligência no território mexicano atualmente, gerando tensões diplomáticas entre EUA e México

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.