fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Caças F-35 da Guarda Aérea Nacional dos EUA são posicionados perto da Ucrânia com mísseis antiaéreos AIM-120

Reprodução
Reprodução

Em 17 de junho, dois caças F-35A da Guarda Aérea Nacional de Vermont desembarcaram no Aeroporto Militar Petrovec, perto da cidade de Skopje, na Macedônia do Norte, carregando mísseis ar-ar AIM-120. Localizada no sudeste da Europa, a Macedônia do Norte se tornou o 30º estado membro da OTAN em março de 2020 e está idealmente localizada para operações na Ucrânia. A ministra da Defesa da Macedônia do Norte, lavjanka Petrovska, comentou: “As operações do F-35 nos aeroportos da República da Macedônia do Norte são o exemplo mais evidente de parceria estratégica e confiança mútua entre os EUA e a República Macedônia do Norte. Isso mostra nosso compromisso e prontidão para enfrentar requisitos operacionais imprevisíveis neste ambiente internacional complexo.”

F-35 dispara míssil AIM-120

O F-35 é um dos dois caças de quinta geração em produção e em campo com força de esquadrão em qualquer lugar do mundo, ao lado do J-20 chinês. O F-35 foi projetado principalmente para funções de ataque e está limitado a transportar apenas quatro mísseis ar-ar internamente. No entanto, é considerado adequado para missões de supressão de defesa aérea, o que é uma capacidade particularmente valorizada devido ao foco da Rússia em sistemas de defesa terrestres, que compensam com sua quantidade e sofisticação o tamanho relativamente pequeno da frota de caças russa.

S-35S russo na Bielorússia

Reforçando sua própria fronteira na Europa Oriental, a Força Aérea Russa redistribuiu seu principal caça Su-35, e os sistemas de defesa aérea S-400, das regiões do Extremo Oriente do país para o território aliado da Bielorrússia. O Su-35 usa radares AESA de banda L e o radar Irbis-E, supostamente desenvolvido especificamente para combater alvos furtivos em mente, enquanto o S-400 também foi desenvolvido para fornecer recursos anti furtivos.

*Com informações de Hoje no Mundo Militar

Comentários