fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Boris Johnson enfrenta nesta segunda ’processo de impeachment’

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson enfrentará um voto de desconfiança nesta segunda-feira (6), desencadeado por legisladores descontentes em seu próprio partido.

A medida, que pode derrubá-lo do cargo, é uma consulta sobre se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro possui capacidade para permanecer liderando o governo.

Johnson passou a ficar pressionado no cargo após se ver envolvido em diversos escândalos, principalmente sobre a realização de festas que descumpriram as regras sanitárias durante a pandemia de Covid-19. Nesta segunda, o atual premiê britânico precisa de 180 votos para seguir no cargo. Caso não conquiste esse número, seu partido precisará escolher um novo primeiro-ministro.

O Partido Conservador, do qual Johnson faz parte, ativou a votação após 15% dos seus parlamentares apresentarem o pedido. Graham Brady, funcionário do partido, informou que 54 dos 359 parlamentares pediram que a votação fosse feita no Parlamento. A previsão é de que a sessão aconteça entre 18h e 20h desta segunda, no horário local (14h e 16h, pelo horário de Brasília).

Comentários