fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Biden proíbe compra de petróleo russo nos EUA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (8/3), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, proibiu a compra de petróleo da Rússia no país. O anúncio foi feito durante um pronunciamento ao vivo. “Não vamos mais aceitar o petróleo russo nos portos norte-americanos. Nós não vamos mais subsidiar as importações de Putin”, afirmou.

De acordo com Biden, a medida tem por objetivo fazer com que o presidente russo, Vladimir Putin, pare com os bombardeios na Ucrânia.

“Os Estados Unidos produzem mais petróleo do que todos os países da Europa juntos. Nossas equipes estão discutindo como isso [proibição] irá acontecer. Nossa ideia é continuar causando prejuízos do Putin. A defesa da liberdade tem um custo. E um custo para nós americanos”, apontou.

Segundo o presidente, a decisão foi bipartidária, ou seja, aprovada por Democratas e Republicanos. Disse ainda que a medida se deu após conversas com países aliados, em especial na Europa.

O ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o objetivo era “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, ele buscaria “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

Durante seu pronunciamento, Biden falou ainda sobre a questão do preço dos combustíveis e falou sobre o aumento devido à guerra.

“Entendemos que a guerra de Putin está elevando os preços, mas isso não é desculpa para que as empresas elevem sobremaneira os preços”, destacou.

Comentários