Um Airbus A-319 da companhia estatal venezuelana Conviasa — matrícula YV2984 — que já foi utilizado em viagens oficiais do governo de Nicolás Maduro, sobrevoou nesta sexta-feira o território venezuelano e pousou em Santa Elena de Uairén, a aproximadamente 250 quilômetros da fronteira com o Brasil.
Monitorado pelo site de rastreamento ADSB Exchange, o voo saiu de Caracas, fez a escala e retornou à capital venezuelana em seguida. A manobra ocorre num momento de escalada da pressão militar dos Estados Unidos sobre a Venezuela.

Apesar da proximidade com a fronteira, autoridades brasileiras — incluindo o comando do Exército na região — afirmam não haver qualquer indício de que o voo represente tentativa de fuga ou movimentação clandestina de Maduro.
Vale notar que a referida aeronave está sob sanções americanas desde março de 2020, quando foi listada pela agência responsável pelos controles de ativos estrangeiros. Isso a torna vulnerável a apreensões caso entre em território dos EUA ou aliados.
As autoridades brasileiras informaram que o Itamaraty, a Polícia Federal do Brasil e o Ministério da Defesa foram procurados pela imprensa, mas ainda não se manifestaram sobre o episódio.
Siga as redes do DFMobilidade para mais atualizações.




