fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Alarido sobre entregas de armas a Kiev visa prolongar conflito na Ucrânia, diz Putin

Foto: Reprodução/TASS
Foto: Reprodução/TASS

Se sistemas de foguetes de longo alcance forem fornecidos a Kiev, a Rússia tirará conclusões e atacará as faculdades que atualmente permanecem inalteradas, disse o presidente russo.

Todo o alarido sobre entregas adicionais de armas a Kiev tem como único objetivo estender o conflito armado na Ucrânia o máximo possível, disse o presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo.

“Na minha opinião, todo esse alarido sobre entregas adicionais de armamentos geralmente persegue o único objetivo de prolongar o conflito armado o máximo possível”, disse Putin em um fragmento de sua entrevista com o repórter Pavel Zarubin para o programa Moscou. Kremlin. Coloque em. exibido no programa Vesti Nedeli (Notícias da Semana) no canal de TV Rossiya-1 no domingo. O chefe de Estado comentou assim as entregas de sistemas de foguetes dos EUA a Kiev.

As entregas de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo dos EUA para a Ucrânia não mudam nada desde que Kiev já tinha um estoque desses armamentos, incluindo foguetes dessa faixa, e está simplesmente reabastecendo seu estoque, disse o presidente russo, Vladimir Putin, no domingo.

“Não há nada de novo nisso”, disse o chefe de Estado. O líder russo respondeu assim a um pedido para avaliar a decisão sobre tais entregas. “Estes são todos sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e o exército ucraniano opera sistemas de foguetes Grad, Smerch e Uragan, fabricados na Rússia e na União Soviética”, disse Putin.

O líder russo destacou que o alcance ‘dependia de foguetes que são usados ​​e não do próprio sistema.” “O que ouvimos hoje e o que entendemos, são foguetes que voam a uma distância de 45-70 km modelo. O mesmo vale para os sistemas de foguetes Grad, Uragan e Smerch dos quais falei. Eles também têm o alcance de 40-70 km e não há nada de novo nisso”, explicou o chefe de Estado.

É por isso que essas entregas dos Estados Unidos e de alguns outros países só podem estar relacionadas à intenção de ajudar Kiev a compensar as perdas de seu equipamento de combate”, disse Putin.

O território da Rússia

O líder russo também comentou as supostas garantias de Kiev para o Ocidente de que esses sistemas de foguetes não seriam usados ​​contra o território da Rússia. “Isso não tem nada a ver com confiança ou desconfiança no regime ucraniano, porque isso depende dos tipos de foguetes que os americanos fornecerão”, disse o chefe de Estado. No total, o inventário de combate do exército ucraniano incluía cerca de 515 desses sistemas de foguetes desde o início da operação especial na Ucrânia e 380 deles foram eliminados, especificou Putin.

“Agora, uma parte deles foi restaurada e alguns foram retirados de inventários e, como sabemos, eles têm atualmente cerca de 360 ​​desses sistemas”, disse o presidente russo.

“Acreditamos que a entrega de sistemas de foguetes pelos Estados Unidos e alguns outros países está relacionada à compensação das perdas desse equipamento de combate”. Não há nada de novo nisso e isso realmente não muda nada”, disse o chefe de Estado.

O mesmo vale para os pedidos de Kiev para a entrega de, digamos, artilharia, destacou Putin. “A julgar por tudo, isso também se refere a compensar o hardware perdido e destruído em combate”, disse o líder russo.

Sistemas de foguetes de longo alcance

Se foguetes de longo alcance forem fornecidos a Kiev, a Rússia tirará conclusões e atacará as instalações que atualmente permanecem inalteradas, disse o presidente russo. “Se agora se trata de foguetes e eles são fornecidos, tiraremos conclusões disso e empregaremos nossas armas que temos em quantidade suficiente para atacar as instalações que não estamos atacando até agora”, alertou o chefe de Estado.

O líder russo também comentou sobre as entregas de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo dos EUA e respondeu à observação do repórter de que esses sistemas também poderiam lançar foguetes de longo alcance.

A entrega dessas armas a Kiev não muda nada, enfatizou Putin. Isso se refere a vários sistemas de foguetes de lançamento semelhantes aos lançadores Grad, Smerch e Uragan fabricados pela União Soviética e pela Rússia e foguetes que voam a uma distância de 45 a 70 km, explicou ele.

O exército ucraniano já opera esses sistemas e as entregas de lançadores de foguetes pelos Estados Unidos e alguns outros países podem estar simplesmente relacionadas à compensação do equipamento de combate de Kiev perdido em batalhas, explicou o líder russo.

O governo dos EUA anunciou em 1º de junho que forneceria um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia que incluiria a entrega de armas e munições HIMARS (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade). Ele disse que o primeiro lote incluiria quatro sistemas de foguetes.

Autoridades dos EUA disseram anteriormente que o alcance de ataque de um lançador de foguetes leve HIMARS não excederia 80 km. Como o governo dos EUA insistiu, Kiev garantiu que os sistemas de foguetes dos EUA não seriam usados ​​contra alvos em território russo. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse em 2 de junho que as garantias de Kiev de que não usaria foguetes dos EUA contra alvos em território russo eram inúteis e não podiam ser confiáveis.

* Com informações da Ag. Tass

Comentários