O deputado federal e ex-governador de Minas, Aécio Neves, deve assumir a presidência nacional do PSDB no fim de novembro. Ele é candidato único a suceder o atual dirigente, Marconi Perillo.
A informação foi confirmada pelo deputado Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas e secretário-geral da legenda. A convenção nacional da sigla está marcada para o próximo mês.
A chegada de Aécio ao posto máximo do partido representa mais um passo em sua tentativa de retomar protagonismo político. O tucano foi governador de Minas por dois mandatos e disputou a Presidência em 2014, quando recebeu 51 milhões de votos no segundo turno.
Marconi Perillo assumiu a presidência nacional do PSDB em novembro de 2023 por meio de uma eleição da Executiva Nacional, sucedendo o governador Eduardo Leite, que passou a atuar como vice-presidente. Sua eleição foi apoiada por grupos ligados ao deputado federal Aécio Neves, mas não obteve êxito no fortalecimento da legenda.
Nos últimos anos, contudo, enfrentou queda de prestígio após ser alvo da Lava Jato. Agora, sinaliza que pode disputar o governo de Minas em 2026 ou até o Senado, além de reforçar sua presença nas redes sociais.
Aliados afirmam que Aécio busca se reposicionar como liderança nacional e articulador político, tanto em Minas quanto em Brasília.
Por Hamilton Silva – Jornalista economista, editor-chefe do portal DFMobilidade